Precisamos compreender um pouco mais sobre esta temática
A missão (tarefa – trabalho – ação – atividade – propósito) de trazer o homem de volta à posição de filho, servo, adorador, ou seja, receber novamente a natureza e essência anteriormente corrompida ou perdida desde o Éden, depende de Deus. Só pode ser realizada pelo próprio Deus.
E ELE está empenhado nesta tarefa muito antes de qualquer outra pessoa: Efésios 1. 3-11; 1ª Pedro 1. 1, 2, 15-20; Colossenses 1. 13-17; Apocalipse 13. 8; 17. 8“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fóssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade ; Em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade” – Efésios 3. 3-5, 11.
“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos... eleitos segundo a presciência de Deus Pai... sabendo que não foi com coisas corruptíveis que fostes resgatados... mas com o preciosos sangue de Cristo... O qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo...” 1ª Pedro 1. 1 e 2; 18-20.
“E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsitem por Ele”. – Colossenses 1. 17.
A luz de uma teologia bíblica de missões que, a Missão é de Deus (missio dei).
Antes do mundo existir, antes do homem existir, antes de Jesus nascer, antes dEle ressuscitar, antes de subir aos céus, antes do Pentecostes, antes da Igreja da perseguição de Atos 8, antes da Igreja de Antioquia, antes de qulaquer avivamento missionário moderno surgir, antes da Igreja do nazareno ou qualquer outra denominação chegarem a Cabo Verde, Deus já estava a muito tempo empenhado em espalhar a Sua Glória e o Seu conhecimento sobre toda a terra. Já estava empenhado em trazer o homem de volta. Deus é o grande idealizador, sustentador e executor da missão. A triunidade sempre esteve envolvida na missão. Deus Triuno criando, morrendo, ressuscitando, convencendo os perdidos da justiça do pecado e do juízo.Precisamos entender que o sucesso da missão não depende de dinheiro, nem do nome da igreja, nem da história da igreja, nem da estrutura e patrimônio da igreja, nem dos amigos que a igreja tem junto ao governo. A missão depende de Deus!
Pois apenas Ele é capaz de transformar o coração do perdido pecador!
Sendo assim, alguém poderia pensar: não precisamos fazer nada! Deus fará tudo!Realmente Deus poderia fazer tudo sozinho, mas decidiu contar conosco!
Sendo assim podemos pensar no tema da seguinte forma: Cumprindo minha parte na Grande Missão.Paulo nos chama de:
Cooperadores Coparticipantes
Comissionados
Coherdeiros – 1ª Coríntios 3. 9; Efésios 3. 6; Romanos 8. 17
Isso é um imensurável privilégio!
Deus permitiu que um miserável pecador participasse do maior projeto DELE para a humanidade
É também uma responsabilidade!
Não é uma opçãoNão é uma possibilidade
Não é um pedido
Não é um projeto reprovável
Não é um projeto adiável
Não é um projeto substituível
É uma ordem inegociável
Após algumas considerações iniciais olhemos novamente para o tema:
Cumprindo a Grande ComissãoInfelizmente muitos cristãos da atualidade não estão vivendo a Grande Comissão.
Mas o que pode ser chamado de A Grande Omissão!
Para cumprir nossa parte da tarefa precisamos deixar a Grande OmissãoO que caracteriza a Grande Omissão?
Quando não entendemos nossa identidade.
Quando estou mais envolvido com as coisas desta vida do que com a vontade de Deus. Quando as coisas (perecíveis) são mais importantes do que as pessoas (que vão para uma eternidade).
Quando vivo do passado.
Quando não utilizamos o potencial que Deus tem nos presenteado: financeiro, intelectual, teológico, dons, talentos, aptidões e oportunidades.
Quando nos conformamos com o mundo a nossa volta (pecado, seitas e heresias).
Quando não somos mais incomodados em saber que diariamente milhares de vidas são ceifadas para uma perdição eterna.
Em João 4. 1-42 aprendemos com alguém que cumpriu a sua parte na missão sem nem saber que havia uma missão ou uma Grande Comissão: A mulher de Samaria
Ela teve uma experiência real com Jesus – Um encontro que tirou todas as máscara que ela possuia.Ela não perdeu tempo “deixou o seu cântaro” v. 28
Ela foi e “disse”- Não esperou para realizar qualquer outra coisa para depois falar de Jesus.
Ela esqueceu até de sua necessidade material (a água), pois descobriu a água da vida e sabia que outros também tinham sede.
Todos viram que aconteceu algo diferente na vida daquela mulher – Isso fala de testemunho de vida. Ela foi transformada. Por isso creram nela – v. 39
Muitos passaram a ter também a sua própria esperiência com o Mestre – v. 42
E nós, temos aproveitado nosso tempo, recursos, talentos, habilidades, oportunidades, posições que temos!?
O que a Missão é para nós hoje? Uma Grande tarefa que estamos empenhados em cumprir não importando o que venha nos custar ou não passa de uma grande Omissão de nossa parte!?
Pr. William
(Mensagem ministrada no encerramento da II Conferência Missionária da Igreja do Nazareno do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde em 26/06/11.)