terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natal Numa Perspectiva Missionária

Natal, momento de festa e alegria. As músicas natalinas são tocadas por todo lugar. As lojas estão cheias de compradores de presentes. Todos em busca de presentes. Porém, a luz do Natal é Jesus Cristo! É Ele o aniversariante! Belém é o nosso coração e nele o Cristo vivo tem que ser acolhido. A estrela brilhante é representada pelo nosso bom testemunho que deve iluminar por onde passarmos. Natal deve ser a lembrança de que há uma nova vida disponível aos que estão em trevas, é tempo de missões! Não importa a época em que Cristo nasceu, não é tão relevante a data em que Ele nasceu, mas sim que Ele veio! No dia em que o anjo Gabriel anunciou a Maria que foi escolhida para ser a mãe de Jesus ela não ficou parada de braços cruzados. O evangelista Mateus nos informa que "Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a uma cidade da Judéia" (Mt 1,40) para visitar, com Jesus no seu seio, a casa de Isabel e Zacarias. Maria se torna a primeira missionária do Filho.
Mateus, ao apresentar a genealogia do Messias prometido (Mateus 1. 1-17) coloca a  árvore genealógica de Jesus num contexto condenável para alguns de sua época e da nossa também. Destaca, apesar de judeu, quatro mulheres do Antigo Testamento, cuja história é no mínimo, estranha. Tamar, que enganou Judá( Gênesis 38. 27); Raabe, a prostituta de Jericó que acolhe e protege os espias enviados por Josué (Josué capítulos 2 e 6, Mateus 5); Rute, a moabita, que pertencia a um povo excluído da aliança (Livro de Rute, Mateus 1. 5) e Bate Seba, a adúltera, mulher de Urias, o Hitita, (2 Samuel 11, Mateus 1. 6). Já na sua genealogia percebe-se o propósito pelo qual nasceria Jesus. Ele veio para salvar os pecadores e veio para salvar a todos. A vinda de Cristo transforma e redime a história humana em sua totalidade, alcançando e usando até os mais improváveis.
Os pastores quando foram avisados pelos anjos sobre o nascimento de Jesus se movimentam e andam. Lucas nos fala: "Foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura...Todos os que ouviram os pastores ficavam admirados com aquilo que contavam" (Lc 2,15-18). Os pastores são as testemunhas oculares do nascimento do Senhor e tornam-se missionários anunciando a vinda do Messias.
Outro missionário do Natal, além dos magos que se ajoelham e adoram o menino Jesus, é José. Mateus nos informa: "Depois que os magos se retiraram, o anjo apareceu em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te e foge para o Egito, porque Herodes vai procurar Jesus para matá-lo'. José levantou-se, de noite, com o menino Jesus e a mãe, e retirou-se para o Egito" (Mt 3,13-15). Missionário é aquele que se levanta para defender, se for necessário, as Boas Novas e o Nome de Jesus, para isso, muitas vezes custando-lhe um alto preço de partir para outras regiões, por exemplo.
Como José, escuta a voz de Deus e realiza a vontade do Pai.
Juntos, continuemos anunciando até os confins da terra que ELE já nasceu, morreu pagando o preço por nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e voltará para buscar aqueles cujos corações lhe receberem para a vida eterna.
Não nos preocupemos tanto com os presentes e com o consumismo, típicos nesta época até mesmo aos crentes, lembremo-nos dos perdidos. Lembremos também dos que estão longe dando a vida para que todos saibam que Jesus nasceu! Os queridos Missionários.
Pr. William


2 comentários:

  1. a paz do Senhor, que Cristo possa ser gerado em cada um de nós sem data sem dia mas com fé.
    muito bom seu blog, que a graça de Deus continue sobre ti. se quizer visite-me www.pbvaldineifernandes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. amei ver como deus estar libertando vidas atraves de voces que o senhor vos abencoe muito mas estao todos lindos beijo bem grande visite-me fabiosaopaulino82@HOTMAIL.COM 08 DE FEVEREIRO DE 2011 12;00

    ResponderExcluir