sábado, 6 de novembro de 2010

A Missio Dei




Missio Dei
A Missão de Deus compreende o Seu supremo propósito  de estabelecer o Seu Reino e glorificar o Seu Nome. Ele é o único capaz de transformar pecadores perdidos em filhos amados.
Desde a eternidade em toda Sua soberania e presciência Ele estabeleceu um alvo para a missão: trazer o homem de volta a posição de adorador. Posição essa que seria perdida na desobediência a partir do Éden. Pois para isso o homem foi criado, para dar glórias e adoração a Deus. Os esforços de Deus em devolver a posição de adorador ao homem perdido iniciaram num tempo acima do nosso tempo. Numa dimensão acima de nossa compreensão. A qual costumamos chamar de eternidade, seja para antes ou para depois da criação terrenal.
Efésios 1. 3-6, 11-14 o apóstolo Paulo nos dá detalhes importantes sobre a eleição que ocorreu antes da fundação do mundo havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisa, segundo o conselho de Sua vontade. Já havia na mente de Deus mesmo antes de criar o mundo que conhecemos um desejo e uma ação de trazer o homem de volta a comunhão, a adoração e a filiação.
Em 1ª Pedro percebemos a mesma ideia: 1 Pe. 1. 1 e 2, 18-20.
Apocalipse 13. 8 declara: “ E adoraram- na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apc. 17. 8 diz: “... E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admiraram vendo a besta...”. O plano de Deus continua desde, ou seja, durante a fundação do mundo. O plano de Deus de resgatar o homem do pecado prossegue depois da fundação do mundo, vêr Gênesis 3. 15 “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”. Está implícita a primeira promessa de Deus para execução do seu plano de redenção para o homem. Prediz o sofrimento de Cristo e também sua vitória sobre o inimigo.
Entendemos a partir desta premissa que antes, durante e depois da fundação do mundo o próprio Deus, como primeiro e maior missionário, está trabalhando para cumprir a missão, a missio dei.
Durante toda trajetória da humanidade Deus está agindo e interagindo para que o homem volte a conhecê-lo da forma que Ele traçou. Para isto está se revelando durante os séculos. Se faz conhecido através da conhecida Revelação Geral através da natureza: Sl.19. 1: “ Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Rm. 1. 20: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto a seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão sendo criadas, para que eles fiquem inexcusáveis.”.
Deus se revela também na História. Para o salmista o destino dos reis e impérios estão nas mãos de Deus. Sl. 75. 6 e 7. Ver também Romanos 13. 1.
Deus se faz conhecido também na história individual de cada e na própria consciência do homem. Ver Romanos 2, 14 e 15. 8. 16.
Há também a Revelação Especial de Deus. Através da Sagradas Escrituras. Saber que existe um Deus criador ao olharmos a natureza não implica em um relacionamento pessoal com Ele. Saber quem é a nova presidente do Brasil não estabelece para nós uma relação de amizade ou intimidade com ela. Saber quem é o melhor jogador de futebol do mundo não o trará para a quadra do nosso bairro para um tempo de recreação conosco. Deus quer se relacionar pessoalmente com cada indivíduo. Para isso Ele nos dá as devidas orientações através da Bíblia Sagrada que é e sempre será a Palavra de Deus. Nem se torna e nem simplesmente contem partes isoladas; A Bíblia é a Palavra do Deus criador se revelando ao homem. Veja: 2 Tm. 3. 16; Sl. 119.
Na História da Humanidade é confirmado o nascimento do Senhor Jesus Cristo. Nas Santas Escrituras conhecemos a Sua história de vida, Sua doutrina, Seus milagres e Suas promessas. Jesus é a maior revelação de Deus para a humanidade. Revelou a parte mais importante do Seu Plano de Redenção para o homem. Vêr: Jo. 1. 12; 3. 16; 14. 6; Cl. 1. 13-17; At. 4. 12.
A Missão depende do Senhor que a criou. Onde entramos nós então?
Ele poderia fazer tudo sozinho mas decidiu contar comigo e com você!
Ele nos convocou e nos comissionou a realizar junto com Ele está tão nobre tarefa. Deus é o agente da missão e nós somos os instrumentos. Somos apenas cooperadores. Somos atualmente os instrumentos que Deus utiliza para fazer-se conhecido. Somos chamados a santidade para ser utilizado por ele (1Pe. 1. 15 e 16). Somo convocados a ser testemunhas dEle (At. 1. 8). Recebemos uma ordem (Mc. 16. 15; Mt. 28. 19 e 20). O apóstolo Paulo compreendeu muito bem o nosso papel em todo o processo de redenção dos pecadores: 1Co. 3. 1-10. Somos cooperadores de Deus!
Convido você a participar comigo da missão de fazer Deus conhecido de forma verdadeira em Cabo Verde. Através de sua oração e contribuição os cabo-verdianos conhecerão o Senhor como realmente ele é. Milhares estão adorando deuses de todos os tipos, não somente em Cabo Verde, mas em todas as nações, porque não sabem como e a quem adorar. A tarefa de fazer Deus conhecido ao homens pertence a nós. Ele quer se utilizar de nós! Participe e nos ajude a espalhar o conhecimento do Senhor em todas as Ilhas desta nação!
Pr. Davidson William - Missionário em Cabo Verde






Nenhum comentário:

Postar um comentário