quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Legado da Reforma e Sua Relevância Para Nossos Dias



O Legado da Reforma e Sua Relevância para os Nossos Dias
Introdução: Algumas considerações importantes:
a)              Não apenas Martinho Lutero foi responsável pela Reforma Protestante, outros grandes nomes também estiveram envolvidos em todo o processo que se inicia bem antes do nascimento de Lutero. Os chamados Pré-reformadores como João Huss, Gerônimo Savonarola entre outros. 100 anos antes do nascimento de Lutero João Huss era queimado por se opor ao Clero romano. Uma famosa profecia foi anunciada: “Matam o ganso, mas não poderão calar o Cisne”. Ninguém consegue mudar nada sozinho.
b)              O Movimento da Reforma não foi apenas um movimento religioso. Mas teológico, socioeconômico cultural e também político.
c)               Em todo o processo de reforma um alto preço precisou ser pago por todos que defendiam a Reforma protestante.
Contexto Histórico:
O Papa Leão X era o líder maior naqueles dias, meados de 1517. Para conseguir terminar a construção da Basílica de São Pedro determinou que a Igreja vendesse as chamadas “Indulgências”, ou seja, o perdão dos pecados para aqueles que já haviam falecido. Isso desencadeou o início da Reforma. Pois Martinho Lutero em sua sede de conhecer mais de Deus, ao visitar Roma ficou revoltado com tanta sujeira. Foi então que ele escreve as famosas 95 teses e prega na porta da Catedral de Witember. Provoca a fúria da igreja que o convoca para se retratar, o que não obedece e ainda queima publicamente a bula papal, documento de excomunhão.
O Princípe da Saxônia Frederico protege Lutero por um tempo em seu palácio, onde ele aproveita para traduzir a Bíblia para o povo alemão.
Enquanto Lutero está preso várias batalhas são travadas entre os ricos e os camponeses que aproveitaram para aderir ao movimento contra a igreja. Num desses períodos mais de 100 mil camponeses são assassinados.
Contexto Socioeconômico
Durante um bom tempo a Igreja pregava contra a cobrança de juros e isso feria os interesses de muitos comerciantes, a chamada burguesia. Quando Lutero desafia a igreja que era tida como santa e irrepreensível, os ricos vão então lutar para tomar de volta propriedades que outrora a igreja tinha lhes tomada em nome de Deus. Os camponeses vão entrar na briga porque eram explorados no preço de seu trabalho e no que produziam.
Contexto Cultural e Político:
Algumas regiões vão também se aproveitar e aderir ao movimento que enfraquecia a imagem da santa igreja. Que dizia que deveria haver um só reino cristão em todo o mundo liderado por ela. Muitas regiões que tinham sua própria língua e cultura viviam anteriormente oprimidas com essa ideia e vão agora aproveitar-se da situação e promover vários desligamentos e quebras de alianças políticas da época.
Martinho Lutero defendia que todos deveriam ter acesso a Bíblia em sua própria língua.
Contexto Teológico:
O Conhecido lema da reforma Sola Fide, Sola Scriptura e Sola Gratia tomaria vulto em toda a história da igreja promovendo em várias partes do mundo o início da chamada Igreja Reformada com nomes que ficariam famosos em todo o mundo como, por exemplo, o de João Calvino.
Sola Fide – Rom. 1. 16 e 17 seria o texto áureo para Martinho Lutero.
Sola Scriptura – Ele vai dar a Bíblia ao povo alemão, pois cria que só as escrituras eram infalíveis.
Sola Gratia – Por inúmeras obras tentou merecer a Graça de Deus, até compreender que Deus nos aceita e nos justifica por sua inteira obra de nos dar o que não merecemos. Ef. 2. 8 e 9; Rm. 5. 1, 8. Não é necessário nenhum intermediário, o véu do templo se rasgou e o caminho fooi aberto livremente!
Qual a importância de tudo isso para nossos dias, para nossa própria vida?
1 – Assim como nos dias de Lutero boa parte do Cristianismo contemporâneo tem se afastado da verdade das Escrituras Sagradas. Ora em nome de um Denominacionalismo onde tantos entendem que só a sua igreja é a certa em detrimento de todas as outras. Ora num outro extremo utilizando-se de todo tipo de práticas místicas num objetivo meramente financeiro.
2 – Olhar para trás e aprender com os erros do passado e com o exemplo de homens fiéis que sacrificaram tudo em nome da obra de Deus. O que estamos dispostos a sacrificar em nossos dias?
3 – Martinho Lutero defendia que todos deveriam ter acesso a Bíblia Sagrada em sua própria língua. Atualmente a tradução da Bíblia é um dos grandes desafios da obra missionária onde existem mais de 4 mil línguas sem nenhuma porção das Escrituras. Que contribuição eu tenho dado para que a Bíblia chegue ao conhecimento de todos?
Conclusão:
Talvez seja preciso começar uma nova Reforma. Será que eu preciso de uma reforma em meu interior, em meu Cristianismo? Que tipo de cristão eu sou? Um que vive a Palavra e está disposto a pagar o preço que for preciso ou um Cristão conformado com o mundo e que precisa urgentemente de uma reforma espiritual?
Martinho Lutero não foi o responsável pelo sucesso da Reforma Protestante, Deus é quem fez o milagre acontecer. Ele pode começar uma reforma hoje em você. É só querer!



Pr. William -
Mensagem pregada em 31/10/10 na Igreja do Nazareno
em Ribeira Bote - Mindelo - SV - Cabo Verde.

5 comentários:

  1. A Paz do Senhor!!!

    Estamos aguardando novas fotos do trabalho aí em Cabo Verde e a participação dos Parceiros.

    ResponderExcluir
  2. Fabiana estamos muito feliz com o que o senhor jesus tem feito em suas vidas qui deus os abencoe muito masssssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Marina e ivanildo estamos com muita saudade que chega duer estamos faliz com a sua grande comquista estamos orando por voces beijos de um grande beijo em samara

    ResponderExcluir
  4. marinalva e mauriceia estao com saudade desta familia que aprendemos a amar tanto toda igrja estao orando porque grande coisas tem feito o senhor em sua vida beijos das irmaes batista isaias 43

    ResponderExcluir
  5. FABIANA adorei ter visto voces tao bem nas fotos voce rivania,samara eo pasto setao bem estamos agardamdo respostas beijos ivanildo e marina

    ResponderExcluir