terça-feira, 3 de maio de 2011

Cortejo Fúnebre Caboverdiano

Moro numa avenida bem movimentada chamada Avenida D'Holanda. Da janela de nosso AP podemos presenciar boa parte dos cortejos fúnebres, pois para chegar ao Cemitério, é preciso passar na Zona de Monte Sossego onde residimos. De nossa varanda podemos perceber traços religiosos, culturais e sociais também. Quanto maior for o cortejo isso sinaliza que o falecido era ou muito rico ou muito influente. O tipo do caixão e a quantidades de coroas de belas flores também apontam para isso. Uma banda com cinco ou dez músicos é contratada para acompanhar todo o percurso. A música é literalmente um lamento. É tão triste que até os desafetos do defunto choram.
Quando cada cortejo passa meu coração aperta em pensar sobre que destino teve a alma que deixou aquele corpo que vai naquele caixão? E outra pergunta muito me incomoda e me faz refletir sobre meu tempo e oportunidades aqui nesta Ilha. Tenho aproveitado as oportunidades que surgem para comunicar sobre a vida eterna? Pois, aquele que será deixado no cemitério pode ter passado em meu caminho. Oremos e estejamos atentos as oportunidades que Deus nos dá para comunicar a Palavra pois a morte está batendo as portas todos os dias.
Abaixo algumas fotos de um dos cortejos que registrei:





Pr. William

Nenhum comentário:

Postar um comentário