segunda-feira, 30 de maio de 2011

José - Uma Perspectiva Missionária

Ao lermos a história do servo José, filho de Jacó, encontrada entre os capítulos 37 – 50 do Livro de Gênesis aprendemos algumas lições importantes relacionadas ao mundo missionário.
 - Deus move o coração de José através de sonhos.
Muitos não entenderam, outros o reprovaram e ainda teve quem ficou esperando pra ver (Gn. 37. 11).
Assim já aconteceu com tantos homens e mulheres que Deus tem movido o coração fazendo-os perceber que há algo grande e maravilhoso sendo preparado para eles no exercício da vida com Deus. Enfrentam a descrença em relação ao chamado, capacidade e motivações para o campo missionário.
- Deus, em Sua soberania, conduz José ao “campo” onde seria usado para servir de instrumento glorioso.
Deus, às vezes, utiliza-se de formas estranhas ou pouco convencionais para nos levar aos Seus propósitos.
Deus não motivou o coração dos irmãos de José para atentarem contra a vida dele, mas utilizou-se da maldade realizada por eles para conduzir José para o Egito. Transformou a maldição em benção!
- José agora está num “Campo Transcultural”.
Outro País, outra cultura, outro idioma, outra religião, outra economia.
E há outro agravante: José é um adolescente longe de papai e mamãe. Traído por seus irmãos, vendido como escravo. Vendido pela segunda vez, entra na propriedade de Potifar como um escravo doméstico.
José tinha tudo para se tornar alguém revoltado, problemático, rebelde e cheio de ódio. Mas, em Gênesis 39. 2 lemos um quadro diferente de como ele estava ao entrar no Egito como escravo:
“O Senhor estava com José, foi varão próspero”. Apesar de tudo que estava ocorrendo, isso quer dizer que, Deus estava cuidando dele espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. A soberania de Deus estava sobre José, apesar das circunstâncias e em nenhum momento ele vai revoltar-se contra Deus.
Na casa de Potifar, em contato com a família e os demais escravos de seu senhor, José vai aprender o idioma, a cultura e sobre a religião daquele novo país.
 - O Senhor estava com José
Este é o grande diferencial!
É o que mais precisamos no campo onde ministramos. Não há dúvidas que o sustento completo é importante, verba para ministério, acesso a tecnologia, boas instalações para famílias ou equipe missionária, transporte, cuidado pastoral e qualquer outro recurso a disposição dos missionários fazem grande diferença no dia a dia na tarefa de expansão do Reino de Deus. Mas, se alguns destes recursos faltarem, deveremos seguir firmes da mesma forma. Seguir em frente mesmo assim. Pois o Senhor está conosco. José nunca ouviu diretamente uma palavra específica de Deus. Nós temos uma garantia da boca do Mestre amado: “Eis que estou convosco até o fim”. Mateus 28. 20
- As ciosas iriam complicar mais ainda.
Do ponto de vista humano, a situação de José seria agravada. Do ponto de vista divino, oportunidades estavam sendo geradas!
José foi testado em suas convicções espirituais e inteireza de caráter – Gênesis 39. 5-23ª e que
No vigor da juventude, podendo aproveitar-se das “vantagens” de um relacionamento promíscuo com a mulher do chefe. Ele diz não! E prefere honrar a seu patrão e ao Senhor dos altos céus!
Mais uma oportunidade vai surgir. A soberania de Deus não vai levar José apenas a prisão, mas a uma parte diferenciada da prisão. Ele não ficou entre presos comuns. Mas entre presos políticos, de influência e que viveram próximos a alta cúpula do palácio. No pavilhão real, José vai ouvir as histórias sobre a vida no palácio. Sobre política, relações exteriores, comércio e economia. Vai ter contato com um idioma mais sofisticado, mais refinado. Vai aprender sobre gestão de pessoas e administração, pois vai desenvolver sua capacidade de liderança na administração do pavilhão nobre da penitenciária.
Em todo este tempo José estava crescendo, amadurecendo, ampliando a visão, sendo lapidado e aperfeiçoado para algo grande que estava por vir.
E o melhor de tudo: Deus estava com José! (39. 21).
E nós, obreiros locais ou transculturais. Estamos colocando os olhos nas dificuldades que o campo nos apresenta ou nas oportunidades!? Focalizamos o que o inimigo está ou vem fazendo ou confiamos no que Deus está realizando em nosso favor, em nós e através de nós?
O que nosso contexto atual oferece de oportunidade para nosso crescimento e aprendizado? Para nosso aperfeiçoamento para ministérios e oportunidades futuras no contexto atual ou em campos futuros!?
A força de José para seguir em frente sem desanimar diante dos desafios consistia em:
Não esquecer os sonhos que Deus lhe deu  e Sua fidelidade em realiza-los -
Intimidade diária com Deus – “O Senhor estava com José”
Dizer não ao pecado e suas aparentes vantagens – Ele foge!
Capacidade de olhar adiante e não prender-se a mágoas do passado – Ele decide perdoar seus irmãos e abençoar toda a família.
Perceber e aproveitar oportunidades – Aproveitar todas as oportunidades para crescer
Não temer os desafios – Não temeu as posições que foram surgindo.
Saber transferir toda honra e toda glória ao Senhor – “Deus dará a resposta a Faraó” (41. 16).
Percepção da soberania de Deus em conduzir todas as coisas! – “Deus me enviou adiante da vossa face... não fostes vós que me enviastes para cá...” – (45. 7 e 8).
José foi a uma terra que não era sua, enfrentou cultura, idioma, religião e tantas outras coisas diferentes. Foi preso e sofreu as dificuldades da prisão. Apesar de tudo isso, foi chamado de Zafanate Panéia (O salvador do mundo). Não somos os salvadores do mundo atual, mas anunciamos que o Salvador, não apenas do Egito, mas de toda a humanidade está voltando, Jesus Cristo!
É provável que a maioria de nós nunca venhamos galgar posição semelhante a de José no Egito.
Mas, haverá posição maior que a de servir como Embaixador de Cristo representando-o até os confins da terra!?
Aos pés da Soberania de Deus,
Pr. William
 (Mensagem anunciada no Encontro de Missionários em São Vicente - Cabo Verde - Maio).








Nenhum comentário:

Postar um comentário